terça-feira, 11 de abril de 2006

Detesto pressas!


Detesto as pressas! Detesto-as! Talvez pensem que digo isto porque sou alentejana, mas não... Falo das pressas que as pessoas têm em tudo o que fazem... Perturba-me ver gente a comer à pressa, a beber à pressa, a amar à pressa (amar à pressa?!)! Para quê?! Para não reconhecer mais tarde o sabor daquilo que comeu, nem o odor do vinho que engoliu, nem as cores que o amor tem quando as pessoas olham e vêem?! Para quê tantas pressas?! Para quê?! Não gosto que as gentes não passem por mim com calma... Anseiam por tudo ao mesmo tempo... Não sabem saborear as coisas pequenas, pequeninas, que provocam gargalhadas! Não vivo à pressa! Deixo-me andar à velocidade das brisas que não passam... das brisas que vão passando!
Apetece-me cozinhar antes de comer, deixar o vinho respirar antes de o deitar na taça... Apetece-me começar a amar devagarinho, como quem não ama... e ir amando depois, mais e mais, até ser toda amor por mim e por tudo o resto! Não quero ver pressas, nem pessoas apressadas perto de mim! E quero andar assim todos os dias... talvez depressa... mas nunca à pressa!

Imagem encontrada no Google sem referência ao autor

6 comentários:

Anónimo disse...

Após uma brevíssima reflexão, eu penso (e isso tb n é lá mt bom), que a pressa apenas faz com que nós nem consigamos sentir o que por nós passa. Viz tou ctg, pq eu tb nunca quero que o amanhã venha à pressa, quero sempre que o tempo demore o tempo que tiver que demorar, pq amanhã qd acontecer o que eu quero que aconteça, não quero que o tempo tenha pressa em passar...

João Barbosa disse...

Hoje disseram-me que como devagar, mas acho que como depressa. Não gosto de comer depressa e tento comer devagar. Mas há coisas que é bom fazer depressa: aquelas que queremos fazer depressa.

Anónimo disse...

Como te percebo!! Eu própria sou inimiga da pressa, ou a pressa é minha inimiga, depende do ponto de vista, ou de como eu gosto de ver as coisas ! E tu sabes, (lol) que às vezes, infelizmente, a pressa não anda sempre comigo!.. ou talvez seja eu que não saiba andar depressa! Sim, acho que é mais isso, porque tudo o que é bom eu não gosto de viver à pressa, aliás, até tenho medo dela, pois com a pressa as coisas esgotam-se! O teu texto recorda-me um ditado k o meu avô me murmurava!.. "a pressa é inimiga da perfeição " sei que não acreditas na perfeição, mas talvez percebas que o seu sentido se adequa aqui! Adequa-se à perfeição dos momentos que queremos viver e guardar! Vivemo-los devagar, para os aperfeiçoar na nossa memória, e para que assim permaneçam perfeitos !

Ana Fonseca disse...

João... há coisas que se fazem depressa! Eu ando depressa! Ando sempre depressa! Mas é a pressa que me enerva, percebes? Não é o que se faz depressa, mas a pressa que as pessoas têm em fazer as coisas! É essa pressa que eu detesto!

Anónimo disse...

concordo!Eu ando sempre depressa, mas quando tenho de andar á pressa passo-me!Há peesoas que fazem tudo á pressa!Beijocas

barrigagolfinho disse...

E no entanto lá vais às compras com o Fórum a deitar gente pelo tecto! Isso é que não consigo!! ;)